Sistema

WSLg: Rode programas com interface gráfica do Linux no Windows

WSLg – Na última quarta-feira, dia 21 de abril, a Microsoft disponibilizou uma versão de teste do Windows 10, a build 21364, no Dev Channel do Windows Insider. Essa versão inclui alguns recursos interessantes, como a capacidade de executar programas com interface gráfica (GUI, ou Graphical User Interface) do Linux no Windows por meio do WSL2 (Windows Subsystem Linux, versão 2). Veja mais informações sobre o WSL no site O Analista.

WSLg: que recurso é esse?

Este é o primeiro preview da Microsoft com o suporte para a interface gráfica de programas do Linux, incluindo editores e ferramentas, para aqueles que desejam desenvolver, testar, “buildar” e executar suas aplicações. Funcionários da Microsoft disseram na Build 2020, conferência anual da Microsoft para desenvolvedores, que a empresa pretendia trazer o suporte da interface gráfica do Linux para o Windows. (Estão chamado esse recurso de WSLg).

O que os usuários poderão fazer nesta nova versão?

Até o momento, o foco do WSL tem sido permitir que os usuários usem ferramentas de linha de comando, utilitários e outros aplicativos, mas não programas com interface gráfica. O WSLg permitirá que os usuários executem várias IDEs (programas voltados ao desenvolvimento de sistemas) em suas máquinas Windows, incluindo o gedit, editores baseados no JetBrains, gvim e outros. Os usuários também poderão usar o WSLg para executar qualquer programa (com GUI) que possa existir apenas no Linux ou testar outros programas com GUI em um ambiente Linux.

WSLg: Rode programas com interface gráfica do Linux no Windows
Usando o gedit and gvim para editar arquivos

Programas Linux com GUI no WSL incluirão suporte a áudio e ao microfone. E os usuários poderão aproveitar o acesso a GPU do WSL para executar programas Linux com gráficos 3D acelerados.

WSLg: Rode programas com interface gráfica do Linux no Windows
Programas Linux podeM tocar áudio e acessar o microfone

Maiores informações sobre o WSLg estão neste post do blog “Windows Command Line” da Microsoft.

O que você acha dessa investida da Microsoft?

Fonte:

https://www.zdnet.com/google-amp/article/new-windows-10-test-build-adds-first-preview-of-linux-gui-apps-on-wsl/
https://devblogs.microsoft.com/commandline/the-initial-preview-of-gui-app-support-is-now-available-for-the-windows-subsystem-for-linux-2/

Como é que "cê" tá hoje?

Animado(a)
0
Feliz
0
Apaixonado(a)
0
Não tenho certeza
0
Bobo(a)
0

More in:Sistema

Next Article:

0 %